quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Michael Jeffrey Jordan (Brooklyn, New York, 17 de fevereiro de 1963) é um ex-jogador de basquetebol norte-americano. Considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos[1][2][3] e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história, ao lado de nomes como Pelé, Maradona, Lance Armstrong,Michael Schumacher, Jesse Owens, Cassius Clay, Ayrton Senna e Tiger Woods. Os seus fãs vêem em Jordan uma combinação singular de graça, velocidade, raça, força, talento artístico, habilidade e um forte desejo de competição. Não há dúvidas de que Jordan redefiniu o conceito de "superstar" da NBA.

Jordan estudou na Universidade da Carolina do Norte e tornou-se jogador do Chicago Bulls e estrela da NBA em 1984. Era conhecido por sua incrível capacidade de pontuar, suas participações marcantes nos concursos de enterradas. Essas enterradas, pulando da linha do lance-livre, renderam-lhe os apelidos de Air Jordan e His Airness. Além de tudo, Jordan foi um dos melhores marcadores que o basquete já viu. Venceu seu primeiro título da NBA em 1991, e depois em 92 e 93. Antes da temporada 93-94 iniciar-se, Jordan se aposentou do basquete para jogar Baseball, mas rapidamente voltou às quadras em 1995 e liderou o Chicago Bulls a mais 3 títulos consecutivos: 1996, 1997 e 1998. Em 1999 anunciou outra aposentadoria, mas voltou em 2001, dessa vez para o o Washington Wizards, onde jogou até 2003.

Foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada por cinco vezes, MVP das finais por seis vezes, 10 vezes para o primeiro time da NBA, 9 vezes para o primeiro time defensivo da NBA. Participou de 14 jogos das estrelas e foi MVP deles em 3 oportunidades. Foi cestinha da liga em 10 temporadas, maior ladrão de bolas por 3 vezes e eleito defensor do ano em 1988. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra os Cleveland Cavaliers no dia 28 de Março de 1990. Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas ds sua superioridade no basquete, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

Atualmente, Michael Jordan é dono de parte do Charlotte Bobcats e membro da equipe de operações do time.

Michael Jeffrey Jordan nasceu no Brooklyn, Nova Iorque, filho de James e Delores Jordan. Michael sequer andava quando a família se mudou para a Carolina do Norte[4].

Na escola, Jordan começou a desenvolver seu interesse por esportes: jogo futebol americano, baseball e, claro, basquete. É engraçado notar que Jordan foi cortado do time que representava sua escola, por ser considerado baixo (à época tinha 1m80), mas seu irmão, que era mais alto, ficou no time. Jordan foi casado por 17 anos com Juanita Vanoy, com quem teve seu único filho, Marcus James Jordan, em 1990.Ele atualmente joga pela universidade de Central Flórida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário