quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Inclusão do negro no futebol brasileiro.

Por : Rafael Sobieski - 1ºB


Quando Charles Miller desembarcou no Brasil não imaginava que trazia junto dele o objeto que seria a maior paixão do povo brasileiro. A bola, que mais tarde era cobiçada por todos. No início, o futebol era um esporte de elite, onde só os brancos jogavam.

Mais tarde, o futebol foi se popularizando e atraiu o interesse do público das classes média e baixa. A inclusão do negro no futebol foi um processo delicado. As equipes de futebol da época eram proibidas de ter negros no time. Então o que faziam os negros para jogar? Passavam pó-de-arroz e talco para se disfarçarem, mas em vão, pois durante a partida, o suor escorria e mostrava a todos os jogadores negros. Esta técnica foi utilizada por Carlos Alberto no Campeonato Carioca de 1914. O pó-de-arroz foi absorvido pela torcida do Fluminense e durante muito tempo quando a equipe entrava em campo a torcida jogava pó-de-arroz e talco no campo para homenagear os jogadores negros pioneiros.

A equipe que primeiro utilizou um jogador negro foi o Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro. Na década de 20 o Vasco foi o primeiro time a vencer um campeonato com um time em sua maioria formado por negros, mulatos e operários.

Um dos maiores jogadores negros brasileiros foi Leônidas da Silva. Leônidas jogou por diversos clubes e encerrou a carreira no São Paulo Futebol Clube. Leônidas disputou três Copas do Mundo pela seleção brasileira, em 1930, 1934 e 1938, onde na última edição foi o artilheiro. Durante esta Copa, Leônidas foi carinhosamente apelidado de Diamante Negro e também como Homem-Borracha pela sua elasticidade. E ainda Leônidas deu o nome Diamante Negro ao chocolate que hoje é muito conhecido, na época recebendo um valor muito pequeno pelo “uso” do apelido.

Além de tudo isso, Leônidas ainda inventou uma das jogadas mais sensacionais do futebol, a bicicleta, impressionando os torcedores quando a fazia.

Em toda história do futebol os jogadores negros tem um grande destaque. Quando se perguntam os dois maiores jogadores do Brasil, temos dois negros: Pelé e Garrincha. A dupla que levantou a Copa do Mundo em 1958.

Atualmente temos muitos jogadores negros no futebol de alto nível, tais como: Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Felipe, Elias, Júnior César, dentre muitos outros.

No Prêmio Anual de Melhor Jogador do Mundo da FIFA, Romário em 1994, George Weah em 1995, Rivaldo em 1999 e Ronaldinho em 2004 e 2005 foram eleitos os melhores desses anos. Representando muito bem os jogadores negros.

Aos jogadores negros, o muito obrigado de uma nação que respira futebol e que se não fossem as grandes jogadas de Leônidas da Silva, Pelé e Garrincha, talvez hoje esse Brasil não tivesse tanto amor por esse esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário