quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Canção do Mestiço.

Mestiço!


Nasci do negro e do branco

e quem olhar para mim

é como se olhasse

para um tabuleiro de xadrez:

a vista passando depressa

fica baralhando cor

no olho alumbrado de quem me vê.


Mestiço!


E tenho no peito uma alma grande

uma alma feita de adição

como l e l são 2.



Foi por isso que um dia

o branco cheio de raiva

contou os dedos das mãos

fez uma tabuada e falou grosso:

— mestiço!

a tua conta está errada.

Teu lugar é ao pé do negro.



Ah!

Mas eu não me danei ...

E muito calminho

arrepanhei o meu cabelo para trás

fiz saltar fumo do meu cigarro

cantei do alto

a minha gargalhada livre

que encheu o branco de calor! ...


Mestiço!


Quando amo a branca

sou branco...

Quando amo a negra

sou negro.

Pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário