quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Historia veridica de discriminação racial.

Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro.

Visivelmente perturbada, ela
chama a aeromoça:

- Qual é o problema, senhora? - pergunta
a aeromoça:

- Mas você não está vendo? - responde
a senhora.
Você me colocou do lado de um negro!
Eu não consigo ficar do lado desse
tipo de pessoa.
Me dê outro assento - diz a senhora, transtornada.
- Por favor, acalme-se - diz a aeromoça.
Quase todos os lugares deste
vôo estão tomados.

Vou ver se há algum lugar disponível.

A aeromoça se afasta e volta alguns
minutos depois.

- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica.
Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais
lugar na executiva.
Entretanto, ainda temos um assento
na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe
a alguém da classe econômica, mas,
dadas as circunstâncias, o comandante
considerou que seria escandaloso
alguém ser obrigado a sentar-se ao
lado de pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:

- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences, que o assento da primeira classe está à sua espera.

E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.

2 comentários: