quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Luta contra o Preconceito Racial.

O filme Homens de honra, conta a história verídica de um jovem negro que almejava se tornar um mergulhador da marinha. Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) é esse jovem, no entanto, devido ao preconceito racial, o personagem passa por dificuldades em atingir seu sonho.

A história se passa durante a década de 40, período no qual os negros eram limitados em suas funções, e no que se refere à marinha uma das únicas tarefas que poderiam realizar era a de cozinheiro, e foi assim que Brashear adentrou.

Os negros só tinham permissão para mergulhar de terça-feira, mas Brashear quebrou essa regra e foi nadar no mar em uma sexta-feira, devido a isso foi preso, porém sua rapidez despertou a atenção e foi alçado ao cargo de “mergulhador de resgate”. Depois desse fato solicita sua integração a escola de mergulhadores, e é a partir desse instante que constata um grande obstáculo a ser vencido, e esse obstáculo não era apenas um adversário físico, pior ainda, era um obstáculo social, uma barreira chamada Racismo.

Logo que se insere no quadro de mergulhadores sofre o primeiro gesto desse racismo quando seus companheiros não aceitam dividir o mesmo quarto com ele, exceto um deles, que justamente por esse gesto também passou a ser perseguido pelo comandante Billy Sunday (Robert de Niro).

Billy Sunday é um comandante implacável e rigoroso e, assim como seus comandados, descrimina Brashear aplicando a ele testes de um grau de dificuldade acima da média com o objetivo de fazer com que desista de seu ideal, mas acontece o contrário, com persistência e aplicação consegue realizar todos os testes ficando entre os melhores da turma. Sua coragem e determinação fizeram com que Sunday parasse de persegui-lo e até se tornaram amigos.

Quando parecia ter superado tudo, mais um entrave aparece em sua vida. Em serviço, o mergulhador junto com um companheiro, mergulha para realizar um salvamento. Durante a realização de sua função seu companheiro fica em apuros e quando resolve salva-lo, perde uma das pernas. Mas não era isso que faria Brashear de continuar sua carreira na marinha. Depois de um tempo de recuperação, coloca uma perna mecânica e auxiliado por Sunday luta contra o preconceito e a burocracia militar, que visa acabar com seus sonhos de ser tornar um comandante querendo reformá-lo.

A música Identidade do Jorge Aragão tem como temática o preconceito racial, que pode ser notado no seguinte trecho: “Se o preto de alma branca pra você/// É o exemplo da dignidade/// Não nos ajuda só nos faz sofrer/// Nem resgata nossa identidade”. Tanto a música como o filme mostram como esse preconceito está inserido na sociedade. E esse filme é um exemplo pelo fato do personagem ter superado todos os obstáculos que lhe impunham para alcançar seu sonho. Na verdade o ideal seria que todos nós seres humanos aprendessemos a conviver juntos em sociedade respeitando todas as diferenças e que todos tenham direitos e deveres iguais no mundo em que vivemos.

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário