O deputado Amarildo Cruz (PT) defendeu nesta quarta-feira, dia 18, o projeto de lei que institui feriado estadual no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.
Segundo o parlamentar, 400 cidades brasileiras e três estados (AL, RJ e MT) já adotaram o feriado para "aprofundar a necessária discussão sobre formas de aperfeiçoamento da sociedade".
No uso da tribuna durante o Grande Expediente, Amarildo também pediu a aplicação em Mato Grosso do Sul da lei federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas redes de ensino fundamental e médio do país e cobrou a regulamentação da lei n° 3.594/08, de sua autoria, que propõe cota de 10% para negros aprovados em concursos públicos.
O deputado também elogiou a iniciativa do Governo Federal que incluiu cidadãos negros em cargos de primeiro escalão e citou o trabalho do ministro dos esportes, Orlando Silva. "É preciso repetir essa inicitiva nos estados brasileiros", afirmou Amarildo.
Homenagem - Na sexta-feira, dia 20, o deputado Amarildo Cruz (PT) promove cerimônia de entrega da medalha do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares. Será a partir das 9h no Plenário Júlio Maia. Os deputados vão indicar personalidades da comunidade negra para receber a comenda.
Amarildo vai homenagear a Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Bataguassu, Marilza Vicente de Barros, e o juiz aposentado e ex-secretário de estado, Aleixo Paraguassu Neto.
18/11/2009 - 15:08
Nenhum comentário:
Postar um comentário